Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sábado, 31 de dezembro de 2011

Fide et fiducia

Diz o ditado antigo que a fé move montanhas, mas qual é o real significado da palavra fé? Nos tempos atuais a palavra fé é quase sempre associada a algum contexto religioso, porém seu real significado pode ser atribuído a tantas outras coisas quanto queira o homem acreditar. Fé significa acreditar em algo sem a necessidade de razao ou prova, fé é também acreditar em algo de forma indubtável, indo desde os temidos monstros marinhos dos tempos das grandes navegaçoes até os diversos deuses que hoje existem em infinitas religioes. Ter fé está muito além de se acreditar em céu, inferno, deus, buda, espíritos e tudo mais que pregam as diversas religioes e seitas hoje existentes, ter fé é a aparente simples, porém de fato, complicadíssima tarefa de crer no incrível. A fé está presente em cada um de nós e sua maior expressao está nas religioes, pois estas foram criadas por seres humanos que acreditavam em algo com tamanha certeza que seriam capazes de sacrificar suas vidas por suas crenças. Pelo fato da fé ser um sentimento que independe de provas cada um de nós é livre para acreditar em qualquer coisa que queiramos sem sermos julgados ou considerados errados, pois a fé está acima da razao, do bem e do mal. O grande problema é que muitos sao aqueles que tentam impor a sua fé, a sua crença sobre outros sem respeitar a liberdade de cada um e nós. Indo mais além, aquele que tenta converter alguém ou fazer uma pessoa dividir a mesma fé através de provas está na verdade cometendo um grande engano sobre o que é ter fé, pois se este sentimento independe de razao para existir entao como pode a verdadeira fé nascer da comprovaçao de fatos? Se isso acontece entao este é o exato momento em que a fé cede seu lugar para razao e o convertedor mostra que na verdade nunca soube o que é ter fé. A fé nao pode ser imposta, nao pode ser provada, nao pode ser fundamento de confrontos nem um escudo atrás do qual se escondem os pseudo sábios, os "donos da verdade". A fé é de cada homem e cabe a nós somente tolerarmos a crença de cada um sem jamais tentar impor a nossa própria, pois se olharmos pelo prisma da sensatez veremos que somos todos iguais, todos acreditando em algo que nao pode em hipótese alguma ser provado.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Por um 2012 melhor

Diz a lenda grega que Prometeu, após roubar o fogo dos deuses e o entregar aos homens, despertou a ira de Zeus e este por sua vez decidiu punir todos os homens da terra de forma que jamais pudessem se livrar desse castigo. Zeus pediu entao que os outros deuses criassem um ser até entao desconhecido e dessem para este diversas qualidades, dessa forma foi criada a primeira mulher, a qual foi chamada de Pandora. Pandora de fato possuía diversas qualidades, porém carregava também em si a traiçao e a mentira, sentimentos colocados nela pelo mensageiro Hermes. Os deuses já haviam antes "presenteado" os homens com uma anfora que guardava em si todos os males do mundo e a qual jamais deveria ser aberta, porém, ao iniciar sua vida nesse mundo Pandora foi tomada pela curiosidade e decidiu abrir a anfora de todos os males. Assustada por ver tantas coisas ruim saírem dela, Pandora apressou-se em fechar a anfora, guardando nela apenas um último sentimento, o sofrimento por antecipaçao. Alguns outros textos irao dizer que o sentimento derradeiro guardado na anfora foi a esperança e podemos sim também interpretar dessa forma porque se o homem nao sabe do seu futuro entao por certo guarda em si a esperança de que ele seja melhor do que seu presente. Pois bem, a mensagem que fica para o ano de 2012 é que dessa vez nossas vontades e desejos de mudança deixem enfim o pedaço de papel onde foram listados, ou, até mesmo nossas mentes, e sejam de fato realizados. Que a esperança que existe em cada homem e mulher nao seja apenas um alento para os momentos dificeis, mas sim um combustível que nos impulsiona para alcançar um futuro melhor. Que em 2012 nao haja espaço para preguiça, para os obstáculos que nós mesmos criamos, quase como se quiséssemos nos boicatar, nem para qualquer outro sentimento que nos impeça de chegar onde queremos. Que a esperança seja a nossa bússola e força, que deixe de ser apenas uma semente e que germine para se tornar uma bela e frondosa árvore. Desejo para todos que 2012 seja um ano de mudanças e que possamos enfim subir o primeiro degrau na escadaria que nos levará para lugares onde nunca estivemos. Também desejo que essa subida rumo ao desconhecido, porém desejado, nao termine jamais e que mesmo quando estivermos muito alto jamais esqueçamos de onde começamos para jamais nos sentirmos superiores e pisemos em quem agora está onde ontem nós estivemos, pois nao existe ninguem melhor que ninguem, estamos apenas em estágios diferentes. Um feliz 2012 para todos! Obs: o teclado que usei para escrever esse texto nao esta em conformidade com a norma brasileira.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Essa maldita liberdade

Agora posso me reerguer financeiramente, posso pagar todas minhas dívidas e quem sabe até fazer um pé de meia. Posso ir dormir mais cedo, posso passar menos tempo no telefone, posso gastar menos dinheiro com gasolina, posso até dormir durante a tarde. Agora eu posso passar meus dias em casa sem fazer nada, só vendo o sol nascer e se pôr. Posso assistir quantos filmes quiser, posso deixar o carro empoeirar dentro da garagem, posso sair a noite e beijar quem eu quiser, posso ir a praia que eu quiser, posso fazer tudo aquilo que quero. Que merda de vida, que merda de vida eu posso ter agora. Preferiria ter a minha vida de outrora, quando eu na verdade não fazia quase nada disso, mas eu fazia aquilo que eu mais gostava, que era poder fazer tudo ao seu lado. Essa liberdade me sufoca. Tudo que eu queria era ter você de novo.