Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

quarta-feira, 28 de março de 2012

Atores natos

Muito se fala e sempre se falou sobre hipocrisia. Muitos são aqueles que acusam e que também são acusados de serem hipócritas, mas, honestamente falando, é possível não ser hipócrita? Há muito, um estudioso cujo nome agora me falha, notou que somente uma minoria - que talvez até mesmo não exista - de pessoas totalmente santas e um outro grupo composto por pessoas totalmente amorais poderiam de fato não ser hipócritas. Concordo com ele, pois só pessoas extremamente santas ou completamente pervertidas poderiam não ser hipócritas, mesmo assim, acho impossível que existam esses grupos. Primeiro pelo fato de sermos todos homens, então santidade é algo que não nos pertence, basta ver o exemplo dos líderes das grandes religiões e os tantos escândalos em que esses líderes estão envolvidos. Segundo por acreditar que mesmo nas pessoas mais amorais ainda existe um mínimo traço de moralidade, sendo assim. Partindo desse princípio, fica claro que quem reina no mundo é a hipocrisia.
A própria palavra em si deriva do latim e também do grego, onde em ambas as línguas significava a representação de um ator no palco. Sendo assim, penso que hoje somos todos grandes atores, dignos de um Oscar.

domingo, 25 de março de 2012

Digerindo

Momento difícil esse quando voce percebe que para alguem que era tudo para voce, voce simplesmente é nada. Acho que a única forma de superar isso é simplesmente continuar vivendo e aprender que talvez a vida seja assim mesmo, cheia de enganos e decepçoes.
Acho que a liçao que aprendo com isso tudo é que a única pessoa que nos dará o valor que realmente merecemos somos nós mesmos.

sábado, 24 de março de 2012

Os entendedores de deus

Trabalhar embarcado é uma experiencia de fato estressante certas vezes, pois passar 14 e algumas vezes até mesmo 21 dias embarcado nao é algo muito simples de se fazer, contudo, a convivencia com pessoas de diversas origens e crenças sao uma fonte inesgotável de reflexoes e pensamentos.
Certo dia durante um jantar ouvi um frequentador de uma igreja dizer que no dia em que fez uma brincadeira sobre uma igreja sua vida virou de pernas para o ar, desde entao ele parou de fazer tal coisa. Em outro momento ainda no mesmo dia, um pastor veio me dizer como era engraçado o fato de os Beatles terem dito que do jeito que o mundo estava eles acabariam sendo mais famosos que Jesus Cristo e depois de Guga ter dito que devia suas vitórias as bananas que comia sua carreira ter acabado devido aos problemas em seu quadril. Analizando essas duas frases elas me levam a dois tipos de pensamentos sobre esse deus que eles acreditam e pregam.

Número 1: O deus que eles creem e pregam é um deus egoísta e revanchista, que quando ve algum humano agradecer a qualquer outra coisa que nao seja ele, se vinga e destroi a vida dessa pessoa. Um deus que gosta de ser aclamado todo o tempo e gosta de ser o centro das atençoes.
Se isto for verdade, isso explicaria a natureza cheia de defeitos de nós humanos, pois jamais poderíamos ser bons quando nosso criador é tao ruim quanto nós.

Número 2: O deus que eles creem é na verdade tao parecido como nós humanos porque é na verdade uma ivencao da própria humanidade. Deus, nao passaria entao de uma criaçao como a Branca de Neve ou Os tres porquinhos.
Isso é algo que Nietzsche já havia percebido anos atrás quando se endagou "Seria o homem uma mera criaçao de deus ou deus uma mera criaçao do homem?"

A primeira hipótese dessa linha de pensamento é bastante assustadora, por isso temo com todo meu coraçao que ela seja verdade e espero que de fato nao seja, pois simplesmente nao me é possível acreditar que o todo poderoso seja tao humano e cheio de defeitos como voce e eu.
Já a segunda hipótese é, para mim, até bastante crível, visto todas as atrocidades que a raça humana é capaz de fazer.

Frente a esse panorama sinistro sobre o que seria deus, eu prefiro, na verdade eu escolho, acreditar numa terceira hipótese.

Número 3: Deus é o criador e da mesma forma que um filho carrega os genes de seus pais, todos nós carregamos Deus dentro de nós. Eles está e sempre esteve conosco, mas por vezes chamamos Ele por outros nomes, como "a voz que vem de dentro, esperança, força interior", penso que na verdade isso tudo seja o verdadeiro Deus. Esse Deus que acredito nao vai me punir se eu nao disser o nome dEle, tampouco se irritar se eu atribuir meu sucesso a meu próprio esforço ou inteligencia, visto que essas sao características dEle próprio que estao dentro de mim.

Esta é a hipótese que acho mais plausível e real, pois esta sim se encaixa na imagem de um deus benevolente e misericordioso que acredito.

Que Deus abençoe e todos!

terça-feira, 6 de março de 2012

Um comentário que virou postagem

"O amor quando é engano fere mais que qualquer outro sentimento que podia ter sido".

P.S. Este deveria ter sido um comentário no blog Pão doce com queijo, de Nataly Serejo, mas como não consegui colocar lá postei aqui mesmo.

Parabéns Nataly pelo blog!