Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sábado, 24 de março de 2012

Os entendedores de deus

Trabalhar embarcado é uma experiencia de fato estressante certas vezes, pois passar 14 e algumas vezes até mesmo 21 dias embarcado nao é algo muito simples de se fazer, contudo, a convivencia com pessoas de diversas origens e crenças sao uma fonte inesgotável de reflexoes e pensamentos.
Certo dia durante um jantar ouvi um frequentador de uma igreja dizer que no dia em que fez uma brincadeira sobre uma igreja sua vida virou de pernas para o ar, desde entao ele parou de fazer tal coisa. Em outro momento ainda no mesmo dia, um pastor veio me dizer como era engraçado o fato de os Beatles terem dito que do jeito que o mundo estava eles acabariam sendo mais famosos que Jesus Cristo e depois de Guga ter dito que devia suas vitórias as bananas que comia sua carreira ter acabado devido aos problemas em seu quadril. Analizando essas duas frases elas me levam a dois tipos de pensamentos sobre esse deus que eles acreditam e pregam.

Número 1: O deus que eles creem e pregam é um deus egoísta e revanchista, que quando ve algum humano agradecer a qualquer outra coisa que nao seja ele, se vinga e destroi a vida dessa pessoa. Um deus que gosta de ser aclamado todo o tempo e gosta de ser o centro das atençoes.
Se isto for verdade, isso explicaria a natureza cheia de defeitos de nós humanos, pois jamais poderíamos ser bons quando nosso criador é tao ruim quanto nós.

Número 2: O deus que eles creem é na verdade tao parecido como nós humanos porque é na verdade uma ivencao da própria humanidade. Deus, nao passaria entao de uma criaçao como a Branca de Neve ou Os tres porquinhos.
Isso é algo que Nietzsche já havia percebido anos atrás quando se endagou "Seria o homem uma mera criaçao de deus ou deus uma mera criaçao do homem?"

A primeira hipótese dessa linha de pensamento é bastante assustadora, por isso temo com todo meu coraçao que ela seja verdade e espero que de fato nao seja, pois simplesmente nao me é possível acreditar que o todo poderoso seja tao humano e cheio de defeitos como voce e eu.
Já a segunda hipótese é, para mim, até bastante crível, visto todas as atrocidades que a raça humana é capaz de fazer.

Frente a esse panorama sinistro sobre o que seria deus, eu prefiro, na verdade eu escolho, acreditar numa terceira hipótese.

Número 3: Deus é o criador e da mesma forma que um filho carrega os genes de seus pais, todos nós carregamos Deus dentro de nós. Eles está e sempre esteve conosco, mas por vezes chamamos Ele por outros nomes, como "a voz que vem de dentro, esperança, força interior", penso que na verdade isso tudo seja o verdadeiro Deus. Esse Deus que acredito nao vai me punir se eu nao disser o nome dEle, tampouco se irritar se eu atribuir meu sucesso a meu próprio esforço ou inteligencia, visto que essas sao características dEle próprio que estao dentro de mim.

Esta é a hipótese que acho mais plausível e real, pois esta sim se encaixa na imagem de um deus benevolente e misericordioso que acredito.

Que Deus abençoe e todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário