Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sábado, 21 de agosto de 2010

Meu sonho

Eu sonhei com um mundo que era regido pelo amor, vivi esse sonho de todo meu coração durante a calma e inocência da noite. Ao acordar vi o sol pela minha janela brilhando raios límpidos e claros que invadiam meu quarto sem pedir licença, pensei que podia trazer meu mundo de sonhos para realidade, mas a ingenuidade e simplicidade da noite foi roubada pela ganância do dia. Durante o dia não há espaço para o amor, pois todos andam com muita pressa. É preciso juntar dez mil Reais, é preciso estar pontualmente na próxima reunião, é preciso não perder o trem, é preciso ganhar cada vez mais dinheiro sem nem mesmo saber o porquê. Se ao menos as escadas rolantes fossem mais rápidas, se os elevadores tivessem jatos, se as distâncias não fossem tão longas, mas dizem que não podemos mudar o mundo e assim é que crescemos, acreditando que devemos apenas nos adaptar a ele. Incoerente é pensar que se somos nós que fazemos o mundo ser o que é como não podemos mudá-lo?
Enfim, ao acordar do meu sonho onde vivia em um mundo perfeito me deparei com a brutal e onipotente realidade que não te dá espaço para respirar, para sonhar, para andar devagar, para ver as belezas do mundo, que não te dá tempo para fazer algo que todos nós deveríamos fazer...amar! É claro que não há tempo para isso, pois o mundo exige que ponhamos qualquer coisa em primeiro lugar menos o amor, qualquer coisa é mais importante do que uma pessoa que te faz suspirar, que te faz sentir bem ao lado dela, que te faz feliz e que te faz querer estar ao lado dela para todo sempre. Antes de amarmos alguém é preciso que tenhamos uma faculdade, que tenhamos um bom emprego, que tenhamos um bom salário, que possamos nos realizar profissionalmente. Essas são idéias tão pré-estabelecidas em nossas mentes que simplesmente começamos a achar que é impossível atingir todas elas se antes de tudo amarmos alguém. É como se hoje amar a si mesmo primeiro significasse não amar ninguém antes de realizar suas próprias conquistas e tornar suas metas pessoais realidades. E se acreditamos ou fazemos o contrário somos loucos, sonhadores, idiotas, somos os criminosos errados que merecem ser exilados e largados ao esquecimento cuja pena é amargar a idéia de nunca seremos vencedores por termos colocados o amor em primeiro lugar.
Hoje em dia é assim, se você não possui uma boa faculdade, um bom emprego, um bom carro, uma boa casa, você comete o mais sério e imperdoável de todos os pecados, aquele que pelo qual Deus não deixará você nem passar perto dos portões dourados do paraíso. Por outro lado, se você consegue tudo isso e coleciona “amores” o mundo te aplaude e faz de você estátua de busto em bronze para ser colocada em praça pública, o mundo te elogia e vangloria pela sua “belíssima” conduta! Digno de admiração seja o rico empresário, alvo de críticas e menosprezo seja o amante.
Sinto pena dos que pensam como o resto do mundo, sinto pena dos filhos que esse mundo gerará, sinto pena pela pena que Deus sente de seus filhos, tão maltratados e nascidos com essa idéia torta em suas mentes. Já nascem sem o direito de ter suas próprias escolhas, já nascem sem o direito de se deixarem sentir um sentimento tão puro e belo. Para poucos como nós o que resta? Creio que seja continuar acreditando que um dia isso tudo mudará enquanto enxugamos nossas lágrimas por não acharmos o nosso lugar aqui, desabrigados de nosso próprio lar.

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto, e é verdade, ultimamente as pessoas não tem tido "tempo" pro amor. O que, na minha opinião, é um absurdo. Fiquei muito feliz por passar no meu blog, obrigada.
    Beijos :*

    ResponderExcluir