Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Analogia

O cavalo sempre fora animal admirado pelo homem devido sua robustez e pelo fato de poder ser domado e poder executar atividades diversas. O cavalo é de tanta importância e significância que os usamos para mostrar o quanto um motor a combustão é forte dizendo que este motor é capaz de produzir X cavalos de força, os famosos CV. Por serem tão fortes nós usamos os cavalos desde muito tempo para nos transportar de um lugar para outro, para carregar peso por nós, para arar a terra por nós, mas será que os pesos que nossos amigos equinos carregam em seu dia-dia são maiores que os pesos que nós seres humanos carregamos? Não quero tomar partido defendendo esse ou aquele lado, vamos apenas observar os fatos.
Um cavalo pode parar para comer em qualquer lugar que haja capim e aquilo para ele será um banquete, um cavalo não precisa esperar até o casamento para poder cruzar, não existem cavalos ricos ou pobres, apenas uns bem e outros não tão bem cuidados. Contudo, no fim das contas eles nem sabem disso, ou você acha que um cavalo de corrida que vive em um estábulo bem cuidado irá virar o focinho ao cruzar na rua com outro que puxa carroças cheias de areia ou tijolos para uma obra próxima? Tampouco, cavalos de corrida irão voltar para o estábulo tristes ou felizes porque ganharam ou perderam uma corrida, eles nem sabem porque estavam correndo e querem apenas saber de comer sua cenoura de cada dia.
Por outro lado, nós humanos somos obrigados a pagar por tudo, desde um prato de comida a uma casa para nos estabelecermos, temos que sufocar nossa libido dentro de nós mesmos esperando a consagração do matrimônio, salvo aqueles que não seguem religião alguma. Também temos que nos preocupar com estudos, trabalho, capitação de renda, educação de nossos filhos, pagamentos de nossas contas, manutenção de nossas saúdes mental e física, coisas que somadas podem enlouquecer qualquer um. Quase sempre acordamos e de forma quase mecanizada cumprimos os afazeres de cada dia, um banho rápido pela manhã, café da manhã, dentes escovados e ônibus ou trens cheios para chegarmos a nossos trabalhos. Se tivermos carro também não muda muita coisa, pois no trânsito só o que encontramos é lentidão e ela é igual para ricos e pobres.
Então eu me pergunto se não deve ser mais fácil carregar um peso nas costas a carregar em nossas mentes todos os tormentos que a vida moderna nos trás. Verdade que um cavalo não usa roupas caras, não dirige carros rápidos, não mora em casas luxuosas, claro que não, um cavalo só quer poder ter o que comer e para ele isso basta. Entretanto, nós tivemos a “brilhante” idéia de criar roupas, carros, casas e afins cada vez mais caros para separar o rico do pobre, o bem sucedido do “Zé Ninguém” e assim na nossa louca escala de qualidade humana podermos apontar e julgar quem é melhor do que o outro. Por isso cada vez mais aumenta o número de pessoas com crises de estresse, suicídios, pessoas que procuram amenizar suas dores com álcool, drogas, prostituição, pois hoje nossas mentes estão tão condicionadas ao ato de conquistar bens que não temos tempo, e pior ainda, nem mesmo temos mais a capacidade de perceber as coisas que realmente necessitam de nossa atenção. Uma pessoa que vende bala no ônibus ou no trem é muitas vezes deixada de lado, fingimos que não a estamos vendo e nos importamos muito mais em comprar um tênis, calça ou camisa de marca para mostrarmos que obtivemos sucesso na vida. Pior ainda é quando somos elogiados por ter ficado com um troco que veio errado para mais quando o certo seria sermos educados a devolver a diferença. Porém, neste mundo em que o mais importante é o ter e não o ser os valores vão pouco a pouco mudando de lugar e o certo passa a ser errado, assim como o louvável passa a ser ridicularizado. Por isso creio que se somarmos todos os pesos que carregamos em nossas costas desde o dia que nascemos até o último dia de nossas vidas creio que este será infinitamente maior que os milheiros de tijolos e metros de areia que um cavalo de fornecedora poderá ter carregado.
Em suma, somos todos Atlas modernos carregando em nossas costas um peso cada vez maior, um pensamento que me faz cada vez mais acreditar que colocar um filho no mundo hoje em dia é quase um crime inafiançável.

P.S. Atlas foi um titã que foi condenado por Zeus a sustentar para sempre o céu em seus ombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário