Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sábado, 3 de julho de 2010

O dia em que a lua esqueceu de se pôr

Aquele havia sido um longo inverno em Rocktown, as nuvens já cobriam a cidade por três meses seguidos e durante todos esses três meses a lua, que costumava iluminar as noites da cidade, não era mais vista. Durante o dia somente a forte luz do astro rei conseguia traçar seu caminho por entre as pesadas nuvens e chegava à cidade como um alívio para os moradores que usavam pesados casacos para se livrar do frio. Nunca em um inverno os moradores de Rocktown passaram tanto tempo sem ver a luz do luar, mas tudo aquilo tinha um motivo. Certo dia, Lua desobedeceu uma ordem de Universo, este então decidiu punir Lua com um período indeterminado em que ela ficaria sem poder observar os moradores da Terra e suas maravilhas, ela foi punida pois um dia o Universo ordenou que naquela noite ela não estivesse cheia mas ela o desobedeceu e assim tomou sua punição.
Lá embaixo na Terra poucos dos moradores de Rocktown se deram conta do desaparecimento de Lua, eles apenas reclamavam do frio e do fato de ter que usar casacos cada vez mais pesados, mas para eles era apenas isso que os incomodava. Lua sempre fora a inspiração de muitos casais e costumava ser o fundo perfeito para beijos e abraços apaixonados ao ar livre, talvez por isso os únicos que haviam percebido o desaparecimento da rainha da noite era justamente um casal de namorados que por vezes passava horas em um banco da praça da cidade conversando e namorando sob a luz do luar e das estrelas, eles estavam juntos há quase um ano e o rapaz da relação já pensava em algo para celebrar aquela data.
Rocktown era uma belíssima cidade, seus moradores eram pacíficos e uma bela montanha deitava-se sobre a cidade a poucos quilômetros do centro, de lá era possível ver mais estrelas no céu, pois não havia tanta iluminação e também era possível ver as luzes da cidade lá embaixo. O rapaz planejava acampar com sua namorada em um platô ainda no início da subida da montanha, ir até o topo era desnecessário, pois até lá era uma longa caminhada e o frio provavelmente estaria mais intenso, o platô daria uma bela vista tanto do céu quanto da cidade além de ser um lugar perfeito para acampar. O rapaz foi visitar sua namorada na casa dela e lá contou para ela a idéia que tinha, no início ela ficou um tanto receosa, mas logo começou a gostar da idéia, era algo que ela nunca tinha feito e passar uma noite com seu namorado nas montanhas parecia algo maravilhoso para ela que também tinha um certo espírito aventureiro. Os dois começaram a fazer uma lista de tudo que precisariam e em suas mentes já começaram a viver aquele momento que se tornaria único na vida de ambos.
Naquela mesma noite Lua já estava por demais chateada com sua punição e decidiu que iria falar com Universo, ela então tomou coragem e foi falar com aquele que mandava nas estrelas, planetas e quaisquer corpos celestes.

- Olá senhor Universo, posso falar com você?
- Diga Lua, o que te traz aqui?
- Senhor Universo, sua punição para mim está durando muito tempo, já estou cansada de não poder mais ver a Terra e suas maravilhas. Já faz três meses que estou nessa situação, será que você não pode acabar com essa minha punição?
- Lua, você sabe que você me desobedeceu, isso foi algo muito grave!
- Eu sei disso Universo e estou muito arrependida, mas eu por natureza já sou punida a cada dia, basta ver minhas amigas estrelas, elas tem luz própria enquanto eu dependo da luz do Sol para iluminar a Terra durante a noite, isso já é uma punição pela vida inteira.
- Seus argumentos são bons e creio que de fato você já aprendeu sua lição, mas fica aqui uma ressalva. Se você voltar a me desobedecer você será punida de forma que nunca mais esqueça minha autoridade, lembre-se disso.
- Está certo Universo, posso voltar a iluminar na Terra já na próxima noite?
- Pode sim
- Muito obrigado Universo, muito obrigado mesmo!

Lua voltou para seu lugar e esperou ansiosamente pelo momento em que pudesse voltar a iluminar a Terra e ver mais uma vez as suas maravilhas.
Lá embaixo na Terra a tarde estava em sua metade quando o casal de namorados decidiu começar sua subida até o platô onde acampariam, saindo pela metade da tarde ambos chegariam ao platô a tempo de ver Sol se por e ver a noite chegar aos poucos, eles pegaram tudo que precisavam, colocaram suas mochilas nas costas e rumaram em direção a natureza. Mesmo antes de chegar ao local do acampamento a natureza já mostrava sua presença com seus cheiros, cores e sons, fugir um pouco da cidade era tudo que ambos queriam naquele momento em que completavam um ano vivendo a maravilha que é amar. Após mais ou menos uma hora de caminhada ambos chegaram ao platô, deixaram suas mochilas ao chão e começaram a levantar acampamento, depois de mais ou menos trinta minutos tudo estava pronto e ambos sentaram-se na frente de sua barraca e passaram a admirar o pôr do sol enquanto comiam algo. O céu a frente deles foi mudando de tons de azul para um alaranjado enquanto Sol se escondia por trás do horizonte, pouco depois o alaranjado tornou-se roxo e por fim ficou tudo negro. Passado algum tempo algo chamou a atenção daquele casal, do outro lado do céu uma bola alaranjada apareceu no horizonte, os dois olharam incrédulos e logo perceberam que era ela, Lua havia voltado! Depois de três meses, no exato dia em que completavam um ano juntos o casal foi presenteado com a volta de Lua, ela estava cheia e linda, parecia enorme perto do horizonte e estava mais linda do que nunca. As horas foram passando e quando Lua atingiu seu ponto máximo no céu o rapaz gentilmente colocou sua namorada sentada e pediu que ela fechasse seus olhos, ele abriu a mochila e de lá tirou uma caixinha recoberta de veludo negro, ele abriu a caixinha e pediu que sua namorada abrisse seus olhos, ao abrir ela viu duas alianças douradas lindas, enquanto seus olhos brilhavam por olhar aquelas lindas alianças seus ouvidos foram tomados pelas palavras proferidas por seu namorado:

- Você quer se casar comigo?

Ela então ainda meio chocada com a surpresa e com lágrimas nos olhos olhou fundo nos olhos de seu amado e o respondeu com um largo sorriso de felicidade em seus lábios.

- É claro que sim meu amor, é tudo que eu mais quero!

Eles se olharam fundo nos olhos um do outro e deram um forte abraço e beijaram-se como se nunca houvessem se beijado antes, a felicidade era tamanha que somente um pensamento passava na cabeça dos dois naquele momento: “Eu não quero que esse momento acabe!”
Lá no alto do céu Lua estava encantada com o amor daquele casal e os admirou tanto que acabou esquecendo-se de traçar seu caminho em direção ao oeste, como se tivesse ouvido o que o casal tinha acabado de dizer Lua parou no céu e de fato para os dois lá embaixo aquele momento de fato durou mais tempo do que se esperava. Os ponteiros do relógio passaram a correr mais devagar e Sol que logo precisava nascer no horizonte para iniciar um novo dia pediu para que um cometa que passava na hora desse um recado para Universo, pediu para que ele dissesse que Lua estava parada e que Universo fizesse algo porque ele (Sol) precisava nascer em breve. Universo ouviu tudo que o cometa disse e deu a ele outro recado e pediu que ele o levasse para Lua, chegando lá Lua viu o cometa e perguntou para ele:

- Olá cometinha, o que faz por aqui?
- Vim te dar um recado do Universo, ele disse para você continuar logo seu caminho para o oeste e disse que assim que você se pôr é para você ir direto falar com ele.
- Minha nossa, eu fiquei tanto tempo olhando o casal lá embaixo que me esqueci de seguir meu caminho! Vou continuar meu rumo para o oeste e assim que me pôr irei falar com Universo.

As horas passaram e no horizonte Lua se deitou, assim que seu ultimo raio deixou de tocar a Terra ela respirou fundo e foi falar com Universo, chegando lá ele estava com cara de bravo e Lua logo começou a se tremer.

- Olá Universo, o cometinha me deu seu recado, o que você quer falar comigo?
- Eu tirei você de seu castigo e é assim que você me retribui?
- Perdoe-me Universo, é porque eu estava tão empolgada com o amor daquele casal que acabei me esquecendo da hora, perdoe-me!
- Desculpe-me Lua, mas não posso fazer isso, outros planetas e satélites já me desobedeceram no passado e tive que ser duro com eles também, por isso tenho que fazer o mesmo com você mesmo gostando muito de você Lua. Eu te disse que caso você me desobedecesse de novo você seria punida para sempre, de forma que sempre irá se lembrar do meu poder, então me ouça bem porque aqui vai sua punição. A partir de hoje até o fim dos tempos haverá épocas em que colocarei a Terra entre você e Sol e quando isso acontecer durante a noite ninguém poderá ver a sua luz.
- Por favor, Universo, não faça isso comigo, eu te peço.
- Esta é minha ultima palavra Lua, agora volte e assuma seu posto.

Daquela forma Lua foi punida e cientistas na Terra chamaram de eclipse o momento quando a Terra cobre a luz de Lua, mas ela não se sentiu assim tão triste, pois graças à ela um momento mágico de um casal foi eternizado.
O casal na Terra se sentiu muito feliz por ter recebido tamanho presente dos céus e até o último dia em que ambos viveram sempre contaram para seus filhos, netos e bisnetos que não havia eclipses antes daquela noite e que os eclipses deixam apenas um anel de luz visível em volta de Lua, anel esse que eterniza o dia em que o rapaz pediu sua namorada em casamento com uma bela aliança dourada. E assim, cada vez que um membro daquela família presencia um eclipse eles se lembram de como forte e intenso foi o amor daquele casal, um amor que parou o tempo e mudou o universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário