Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

quinta-feira, 17 de março de 2011

Mais uma vez...amor

Ontem assistindo a novela Ti Ti Ti ouvi uma frase que muito me chamou atenção, a frase foi dita por Marcela, personagem vivida por Isis Valverde. A frase que ela disse foi essa, simples, porém muito verdadeira: amor não é merecimento. Parei um pouco e pensei sobre aquilo que havia acabado ouvir e cheguei à conclusão de que de fato a frase faz muito sentido, pois muitas vezes amamos pessoas que não merecem nosso amor ou também somos amados por pessoas pelas quais não fazemos nada para sermos merecedores de tal sentimento. É algo que já havia até mesmo comentado aqui, que na verdade o amor não precisa de razão para existir, ele simplesmente existe.
Creio que por essa razão tantas pessoas saiam tão tristes ao fim de uma relação (posso me incluir nesse grupo), pois pensam que se doando e dando razões para serem amadas irão eventualmente receber o amor da pessoa para a qual se dedicam, contudo gratidão e amor são duas coisas bem diferentes. A gratidão precisa de gestos para existir, só é possível ser grato a alguém se esse alguém te faz algo, já o amor existe independente de qualquer coisa. Ele é um sentimento tão maior e tão incompreendido que acha razões onde a razão por sua vez pode não ver razão alguma. É nessas horas que nos perguntamos por que não conseguimos esquecer tal pessoa ou até mesmo ouvimos que quando nos lembramos do passado temos a tendência de apagar o que foi ruim e lembrar com nostalgia e romantismo somente dos momentos bons, mas creio que na verdade isso tudo seja apenas um “truque” do amor. Ele existe por si só e talvez não exista nada de ruim que uma pessoa possa fazer ao ponto de matar o amor eu existe por ela, talvez possamos sentir mágoa, desconfiança e com nossas mentes tentar bloquear o amor que sentimos pela pessoa em questão, mas o amor em si jamais deixará de existir.
Penso que o amor seja um sentimento tão maior e tão superior a capacidade humana que ele sempre será um mistério para nós e jamais saibamos por que ele existe, quanto tempo dura ou do que ele é feito.
Acho que a nós cabe apenas entender que o amor pode até não ser merecimento, mas isso não nos dá o direito de maltratar quem nos ama, tampouco devemos deixar que outros sentimentos como orgulho ou egoísmo estejam acima do amor porque por amor tudo aquilo que não fere outro ser humano é válido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário