Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

sábado, 7 de maio de 2011

A inteligência

O que separa os homens do resto dos animais é com certeza a inteligência, pois embora seja cientificamente provado que alguns deles tenham algum tipo de inteligência, nenhum deles a tem de forma tão evoluída como o homem. Mas ultimamente assistindo a tudo que acontece no mundo e também ao meu redor me pergunto se deveríamos de fato chamar isso que temos de inteligência. Acho que o nome certo deveria ser burrice! Pois, paremos para refletir apenas por um minuto. Os animais vivem todos em paz apenas matando para comer, vivem harmonicamente em sociedade sem governantes, sem regras escritas, se locomovem por seus próprios meios e isto vem dando certo desde que o mundo é mundo. Agora vejamos o homem. O homem usa sua brilhante inteligência para estabelecer leis e vai ainda além para achar uma forma de burlá-las, cria animais para usá-los como alimento e mata outros animais e até mesmo outros homens movidos pela raiva e por não poucas vezes pelo simples prazer de matar seu semelhante. Usam a inteligência para criar carros com cada vez mais cavalos de potência, uma forma mais rápida e cara para nos levar para o céu, inferno, outro plano ou qualquer outra coisa que você acredite. O fato é que desde o início o homem usou a inteligência de forma egoísta invés de pensar nela de uma forma global, criou indústrias poluidoras pensando em lucro, mas sem pensar no futuro, criou armas buscando proteção, mas não pensou que a mesma arma que ele usa para matar pode matá-lo no futuro, criou meios na sociedade de separar ricos e pobres, manipuladores e manipulados, mas esqueceu que quando estamos sete palmos sob a terra nenhum de nós passa de comida para vermes. Somos todos corpos fétidos e putrefatos, a imagem perfeita da decadência humana.
É certo que alguém que ler esse texto irá pensar “nossa, mas a humanidade também criou a medicina, a tecnologia, muitas coisas boas” e eu concordo com vocês, mas quando olhamos para o planeta e para a forma de vida que levamos hoje é claro ver que há muito mais coisa errada do que certa aí fora. Pelo menos eu não acho que seja normal que paguemos por um seguro para nossos carros com medo de tê-los roubados, tampouco acho necessário polícia e cadeia já que se somos tão infinitamente inteligentes deveríamos saber por nós mesmos separar o certo do errado, muito menos vejo necessidade de leis que digam aquilo que podemos fazer ou não ou órgãos controladores, pois também deveríamos ser capazes de nos ordenar sem eles.
Por isso tudo penso que a inteligência seja a pior coisa que carregamos em nós, pois sentimentos todos nós temos, mas por causa de inteligência somos capazes de criar aquilo que põe para fora todos nossos sentimentos, sejam eles luz ou trevas, e infelizmente todo homem carrega em si as duas coisas, mas parece guardar o que tem de bom para não parecer frágil e mostra tudo que tem de ruim para parecer forte. É uma luta insana em que diferente do que se mostra nos contos de fada nem sempre o bem vence.
Termino refletindo um pouco sobre uma citação de Oscar Wilde, ela diz: “Penso que Deus, quando criou o homem, de alguma forma superestimou Sua habilidade”. Por vezes penso sobre essa frase e infelizmente cada vez ela faz mais sentido para mim, por que penso onde Deus estava com a cabeça quando decidiu criar raça tão falha, mesquinha, egoísta e pequena. Penso como Deus em toda sua onisciência teve coragem de criar essa raça e colocar nesse mundo já sabendo de toda destruição e violência que geraríamos. Penso como Deus pode deixar que homens matassem outros homens, criação dEle, em Seu próprio nome. Penso no que Deus pensou quando deu inteligência para quem jamais será capaz de fazer bom uso dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário