Rio & Cultura

www.rioecultura.com.br : encontre sua arte aqui

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Os três irmãos

Tempo existira desde todo o sempre e tinha como sua mulher a bela Eternidade, eles viviam bem porém chegou uma época em que viram que havia chegado a hora deles terem filhos. Tempo chamou Eternidade e ela também concordou que era bom que eles tivessem filhos, sendo assim em uma bela noite nasceram os trigêmeos Ontem, Hoje e Amanhã. Eles eram crianças lindas, contudo com personalidades diferentes. Ontem era o mais calado e introspectivo, através de seus olhos se podia ver que ele sempre buscava algo que parecia estar em sua mente, algo que parecia lembrar com saudade. Hoje era o mais prestativo de todos os irmãos, era o mais dinâmico, o mais corajoso e o mais cheio de energia também. Seus olhos sempre buscavam algo bem perto de si e ele parecia ser capaz de muitas coisas. Amanhã era o mais relaxado de todos, gostava de descansar e parecia não se preocupar muito com o presente, seus olhos buscavam sempre algo muito além, bem mais além do que todos podiam ver.
Certo dia, Tempo chegou para seus filhos e os disse:

- Universo veio até nossa casa e deixou comigo seis presentes, sendo três deles bons e três deles ruins e me disse que devo distribuí-los a vocês de forma que cada um tenha um bom e um ruim.

Os filhos de Tempo ficaram curiosos, pois queriam logo saber o que havia naquelas seis caixas que guardavam cada uma um presente. Eles então perguntaram quem ficaria com cada caixa e seu pai respondeu.

- Universo já me mostrou o que cada uma delas guarda e é por isso que preciso fazer um teste com vocês para decidir qual ficará com cada caixa. Prestem atenção, pois só direi uma vez. A tarefa é muito simples, basta vocês irem aos famosos anéis de Saturno e de lá trazerem uma pequena rocha para mim. Não importa quando, apenas tragam.

Os trigêmeos ouviram aquilo ao mesmo tempo, entretanto cada um teve uma reação diferente. Assim que seu pai terminou de dar as instruções Hoje foi o primeiro a sair, não perdeu tempo e como já sabia o caminho para Saturno foi direto para lá pronto para buscar a tal rocha e voltar tão logo quanto fosse possível.
Ontem se afastou de seu pai e ficou se lamentando, pois pensava que já devia ter feito aquilo antes em uma das muitas vezes em que fora conversar com Saturno, ao mesmo tempo lembrava com nostalgia das conversas que teve com ele.
Amanhã também se afastou um pouco de seu pai e ficou pensando que como seu pai não havia dado prazo algum para que tal tarefa fosse cumprida ele descansaria um pouco mais e deixaria para fazer aquilo depois, não havia necessidade daquilo ser feito agora. Ao mesmo tempo também pensava que guardando suas energias para mais tarde poderia trazer duas rochas para seu pai, invés de apenas uma.

Hoje foi o primeiro a voltar e assim que deixou a rocha com seu pai e foi congratulado por ele perguntou se ele já iria receber seus dois presentes, contudo seu pai disse que ainda não, somente quando ele pudesse entregar os seis presentes a todos no mesmo momento.
Após alguns dias apenas Hoje havia trazido a rocha e Tempo viu que aquele era o momento certo para entregar os seis presentes, ele então reuniu seus filhos e os disse:

-Tenho aqui os seis presentes que me foram dados por Universo e irei entregá-los a vocês, a começar por Ontem. Meu filho, você passou a maior parte do seu tempo se lamentando por não ter pegado as rochas antes quando fora conversar com seu amigo Saturno, sua tristeza foi tão grande que o impediu que fizesse algo no momento em que foi preciso, contudo também vi em seu olhar um sentimento de saudade das conversas que teve com ele no passado e lembrou-se de tudo de bom que havia conversado com ele, por isso ficará com a caixa da boa lembrança e também a caixa do arrependimento.
Agora é sua vez Ontem. Você meu filho foi muito rápido como sempre fora, dinâmico e sem deixar nada para depois. O problema meu filho é que você não parou para avaliar suas condições antes, não procurou saber se Saturno estava acordado, se eu precisaria de sua energia para depois, você apenas foi sem pensar em nada. Por isso te dou a caixas da eficiência e da impulsividade.
Por último, mas não menos importante, entrego suas caixas Amanhã. Vi que você teve boa intenção, você se guardou para que depois você pudesse realizar sua tarefa de forma ainda mais completa do que lhe foi pedida, você me traria duas rochas ao invés de apenas uma. Contudo meu querido filho, é preciso que se dê o primeiro passo, é preciso que usemos o momento que temo agora para começarmos as ações que nos levarão ao sucesso em um momento posterior, é por isso que te dou as caixas da visão a longo prazo e da preguiça.

Cada um dos gêmeos então pegou as duas caixas que a eles foram dadas e guardaram sempre consigo, levando-as onde quer que fossem. Deste modo as pessoas na Terra, que já nasciam com esses sentimentos dentro delas, podiam ser facilmente identificadas como estando mais próximas da forma de agir e de pensar de Ontem, Hoje ou Amanhã e se elas soubessem usar as caixas boas de cada um dos gêmeos com certeza não teriam do que se arrepender, não seriam impulsivas, tampouco preguiçosas. Com o melhor das caixas dos três irmãos elas seriam pessoas realizadas, felizes e sempre com boas lembranças em suas mentes de tudo que fizeram no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário